Eletroscópio

 Eletroscópio de Folha & Eletroscópio de Pêndulo

Eletroscópio de Folha:

Eletrostática é um campo da física que estuda fenômenos relacionados a cargas estáticas, cobrindo carga, condutividade e processos de carga. Sabemos que cargas elétricas não podem ser visualizadas, mas podemos ver seus efeitos por meio de detectores eletrostáticos, que são dispositivos sensíveis à presença de cargas elétricas. Um exemplo de detector de eletricidade estática é eletroscópio de folhas.

O eletroscópio é um instrumento, basicamente composto de um tubo, no tubo há uma haste condutora com duas folhas de metal e uma bola de metal. Quando aproximamos um corpo carregado da esfera, essas peças de metal se repelem, indicando que há uma carga elétrica. O dispositivo é de baixo custo e muito adequado para uso em cursos reais de física para facilitar a interpretação do conteúdo eletrostático, como carga elétrica e suas características, bem como o processo de carregamento por indução.

Eletroscópio de Pêndulo:

Um eletroscópio é um dispositivo usado para determinar se algum objeto está carregado. Existem muitas maneiras de construir um eletroscópio, e construir um eletroscópio de pêndulo é a mais simples.

 O eletroscópio de pêndulo usa um suporte (como um pedaço de madeira, papelão ou isopor), um material isolante (como uma corda) e uma pequena esfera condutora de luz. Ao aproximarmos um corpo carregado da esfera condutiva conectada ao fio, a esfera será polarizada, ou seja, uma separação de cargas é formada por dentro, tornando-a atrativa para o corpo carregado. Portanto, o eletroscópio de pêndulo é um instrumento muito fácil de construir e usar. Com ele, podemos provar se um objeto é neutro ou carregado. Verifique o manual para construir um eletroscópio de pêndulo neste artigo.








Amanda de Freitas da Cruz
n°:01 2ºA








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho de física